sexta-feira, 13 de abril de 2012

Seminário sobre violência contra a mulher prioriza ações preventivas








Belém, 12/04/2012

Formar os profissionais da assistência social, qualificar os serviços oferecidos às mulheres vítimas de violência e discutir novas diretrizes para aperfeiçoamento do atendimento. São esses os objetivos do seminário que reúne 100 profissionais, entre assistentes sociais e pedagogos até esta sexta-feira,13,na Escola de Governo Dom Macêdo Costa, das 8h às 12h e das 14h às 18h..
O “I Seminário Institucional de Atenção à Mulher em Situação de Violência: A intervenção da política de Assistência Social” é realizado pela Coordenadoria da Mulher de Belém em parceria com a Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
 
Na abertura do evento, a presidente da Funpapa,, Rosiléa Teixeira,  falou da importância em se discutir políticas públicas que combatam o avanço da violência. “Esse é o primeiro encontro de muitos em que vamos construir as diretrizes para atender melhor às mulheres e fortalecer ainda mais essa política”,disse. 
 
A coordenadora da Combel,Kendra Botelho, ressaltou a importância da qualificação do atendimento às mulheres. “Cem pessoas estão reunidas aqui para pensar e viabilizar o atendimento com mais humanidade às mulheres que são vítimas de violência”,afirmou Kendra.
 
O seminário aborda temas como relações de gênero e violência contra a mulher, políticas públicas de gênero no Brasil, organismo de política para as mulheres, realidade do atendimento à mulher e definição de novos parâmetros para atendimento à mulher em situação de violência nos serviços da Funpapa.
 
A pedagoga Lana Alves afirma que o principal objetivo do trabalho com as mulheres em situação de violência, é que elas sejam atendidas na Proteção Básica, área em que são desenvolvidas ações de educação e prevenção.
 
A coordenadora da Casa Abrigo Emanuelle Rendeiro Diniz,que abriga mulheres vítimas de violência,Ingrid Van der Ven, explica que o principal objetivo dos profissionais da assistência social que trabalham com a temática da violência contra a mulher é o de dirimir o problema e prevenir. “Queremos intensificar o trabalho preventivo e não deixar que a mulher que já se encontra na situação de violência chegue ao óbito”, conclui.
 
Considerada um instrumento importante na garantia de direitos das mulheres e suas famílias, segundo a coordenadora estadual dos Direitos das Mulheres, Maria Tavares, a Funpapa é a porta de entrada para famílias que buscam acolhimento e atendimento.
 
Texto: Luana Santos-Ascom Funpapa
Fotos: Ascom Funpapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário