terça-feira, 3 de maio de 2011

Encontro de Mulheres discute em Belém deveres e direitos


Encontro realizado no auditório do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém, discute novas políticas públicas para a mulher. Trata-se de uma ação conjunta entre a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e o Conselho da Condição Feminina (CMCF). O I Encontro de Mulheres em Ação definiu uma agenda mínima para implementar políticas publicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e avancem na superação das desigualdades.
Para a coordenadora da Combel, Kendra Botelho, é preciso promover em âmbito municipal uma política que assegure o exercício pleno de direitos. “Nossos direitos têm que ser respeitados. Precisamos eliminar a discriminação e a violência contra a mulher , assegurando sua participação e integração no desenvolvimento econômico, político e social e promovendo a proteção e defesa de seus direitos,sem distinção”, explicou.
A coordenadoria da Mulher é uma instância do governo municipal, criada por decreto em 2010. Vinculada ao gabinete do prefeito Duciomar Costa, tem como objetivo contribuir com a promoção da eqüidade de gênero, por meio da implementação de políticas publicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e avancem na superação das desigualdades.
No encontro foi apresentado um plano de ação para o encaminhamento de propostas para a elaboração da agenda. Kendra Botelho destacou a capacitação e a informação de agentes multiplicadores das políticas públicas; a realização de palestras com temas da área de saúde e direitos humanos, além de uma ampla explicação sobre a Lei Maria da da Penha. A coordenadora do Combel também anunciou a criação da Feira da Mulher, que servirá como instrumento de inclusão da mulher na área da economia.
Para a auxiliar de enfermagem,Marimar Botelho,48, a iniciativa da Combel chega num momento importante. “É uma forma das mulheres mostrarem seu trabalho e conhecer seus direitos e deveres, demonstrando sua força de vontade em participar dessas atividades”, declarou.
A Coordenadoria da Mulher de Belém atua nas áreas de educação, trabalho, renda saúde, meio ambiente, esporte, lazer, turismo, política e assistência social. A Combel atua, também, em todas as formas de violência contra a mulher.

Texto: Gilson Faria e Fátima Baía
Fotos: João Gomes
Edição: Comus

Nenhum comentário:

Postar um comentário