sábado, 12 de março de 2011

Bloco carnavalesco vai às ruas contra a violação de direitos

Belém, 25/02/2011 19h31

Por Ascom Funpapa

O bloco carnavalesco "Carna Aurá" vai as ruas, neste sábado (26), no bairro de Águas Lindas com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os temas como preservação do meio ambiente, combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, erradicação do trabalho infantil, combate às drogas e combate à dengue.
Os blocos do Carna Aurá foram divididos em seis cores, cada uma chamando atenção para um tipo de violação de direitos: O verde defenderá a preservação do meio ambiente e da vida, representando os homens, mulheres, crianças e adolescentes que a Funpapa atende
diariamente na Granja Modelo, em Ananindeua, oriundos da área do lixão do Aurá. A cor vermelha representará o trabalho infantil e um alerta que essa mão de obra, muito freqüente no lixão e comunidades do entorno,  muitas vezes tem a conivência dos próprios pais.
A cor azul será usada como alerta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e segue o mesmo mote da campanha nacional de várias entidades neste carnaval, quando o consumo de álcool e drogas acaba fazendo muitas vítimas. Já a cor lilás vai alertar para a incidência da AIDS e a branca para os perigos da dengue.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), organizador do bloco, elegeu a cor preta para os foliões que vão alertar para a prevenção das drogas, que todos os anos faz centenas de vítimas, a maioria jovens, adolescentes e até crianças de Belém.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Aurá, Andréa Marçal, durante a marcha também será feita a mobilização e a divulgação dos canais de denúncia para estimular a população a fazer denúncias aos órgãos competentes, em casos de suspeita de violação dos direitos das crianças e adolescentes. "Além de tudo isso o Carna Aurá também vai proporcionar momentos de lazer para cerca de 350 pessoas, através da valorização da cultura do carnaval de rua", ressalta a coordenadora.
Durante a marcha serão distribuídos materiais informativos para a população, além de água e lanche para os foliões que seguirão pelas ruas do bairro de Águas Lindas ao som da Banda de música da Prefeitura. O carnaval de rua do CRAS Aurá tem parceria com o Demutran,  Sesma, Semma, Sesan, Polícia Militar e lideranças comunitárias.  A concentração do bloco será no CRAS Aurá, às 8hs.
Baile em Mosqueiro – Em Mosqueiro, espaço vinculado à Funpapa, também acontece  seu Baile de Carnaval 2011. Este ano a tradicional festa será à fantasia e acontecerá no Sítio da Ilha, no Murubira. Durante o baile haverá concursos de  máscaras, de rainha do carnaval 2011 e ainda de melhor sambista. A folia  da bateria ficará por conta da
Escola de Samba Piratas da Batucada, parceiro fiel da Funpapa nessa temporada carnavalesca.
Cerca de 400 pessoas, entre, crianças, adultos, idosos e as famílias que são atendidos pelos programas assistenciais do CRAS Mosqueiro participarão desta ação sociocultural, que tem como objetivo promover a inclusão social.
A presidente da Funpapa, Carolina Ferreira, explica a importância. "Além de envolver essas famílias em um momento de descontração e alegria, que retira elas do ambiente de violência e de vulnerabilidade social, a Funpapa também alerta a sociedade para a importância da denúncia da violência sexual contra crianças e adolescentes, da violência física contra a mulher, além de outras violações de direito", diz Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário