segunda-feira, 31 de outubro de 2011

É preciso garantir o direito ao planejamento familiar, diz ONU

Entidade lançou relatório a cinco dias de a população do mundo atingir o patamar simbólico de 7 bilhões
Segundo o documento, há hoje cerca de 215 milhões de mulheres que não têm acesso a métodos contraceptivos
ANTONIO GOIS
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE
A cinco dias de a população mundial atingir a marca de 7 bilhões pelas estimativas da ONU, o Fundo de População das Nações Unidas divulgou ontem relatório cobrando
maior esforço dos governos para garantir o direito ao planejamento familiar às populações em países em desenvolvimento.
A entidade estima que, hoje, 215 milhões de mulheres casadas e em idade reprodutiva nesses países, ou 11% do total, não estejam usando, apesar de desejarem, métodos contraceptivos.A situação é mais grave na África, especialmente na região subsaariana, onde a proporção de mulheres nessa situação
chega a 25%, percentual que ficou praticamente estável ao longo de toda a década passada.
Não por acaso, é justamente na África onde se verificam hoje as maiores taxas de fecundidade do mundo.
A média do continente é de 4,4 filhos por mulher, mas em alguns países chega a 7. Na Europa, essa taxa é de 1,6, abaixo do patamar considerado de mera reposição populacional: 2,1.
Para a ONU, entre as Metas do Milênio -conjunto de objetivos acordados por todos os países para melhorar a qualidade de vida de suas populações-, essa é uma das mais negligenciadas. Prova disso é que a assistência internacional para o planejamento familiar estagnou em US$ 400 milhões ao ano no mundo. Em 2002, esse montante chegou a US$ 700 milhões.
"Quando o direito das famílias ao planejamento familiar éFolha de S.Paulo - É preciso haver mais planejamento para famílias, diz ONU - 27/10/2011 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2710201117.htm[27/10/2011 09:55:57] respeitado, as populações, livres de qualquer tipo de coerção de governos, naturalmente evoluem para taxas de estabilização a partir de suas próprias escolhas, resultando em sociedades mais prósperas", afirmou ontem o representante do Fundo de População no Brasil, Harold Robinson, ao lançar o relatório na Universidade Federal de Minas Gerais.
Apesar de cobrar mais ação dos governos para reduzir a fecundidade em áreas onde ela está muito alta, o relatório argumenta que o tamanho da população, em si, não é um problema.
VIDA DIGNA
Segundo a ONU, nos últimos 60 anos, apesar de a população mundial ter mais que dobrado (passando de 2,5 bilhões a 7 bilhões), a expectativa de vida aumentou em mais de 20 anos, passando de 48 para 69 ao nascer.
"O mundo é capaz de alimentar e dar vida digna a 7 bilhões de pessoas, mas só se as decisões tomadas forem corretas e os direitos individuais, respeitados", afirmou Robinson.
O representante do fundo no Brasil destacou ainda que, do ponto de vista do impacto ambiental de cada habitante no planeta, é o padrão de consumo, e não o número de habitantes, que mais coloca em risco a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Folha de São e Agencia Patricia Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário