segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Prefeitura de Belém adere a campanha Mundial do Outubro Rosa e o Palácio Antonio Lemos recebe um laço rosa como simbolo da Luta contra o Câncer de mama.


A Prefeitura de Belém adere a campanha Mundial do Outubro Rosa e o Palácio Antonio Lemos, na praça D. Pedro II sede da prefeitura, recebe um laço rosa como simbolo da Luta contra o Câncer de mama. Movimento popular que busca sensibilizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama. A iniciativa integra as ações do outubro rosa, movimento mundial pela conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. 
A prefeitura  de Belém através da COMBEL/GABINETE DO PREFEITO,SESMA,FUMBEL,FUMBE,SEMEC,SEJEL,SEMMA,SEMAD,EGP em parceria com IFMSA UFPA, vem realizando, diversas ações como palestras, blitz, distribuição de material educativo ,decoração em repartições públicas , empresas privada,com os laços  e cartazes cor-de-rosa, símbolo da campanha.
Os servidores recebem  nesta terça feira 25 de outubro, laços de tecido para serem anexadas no peito.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também vem organizando diversas atividades nas UMS e Casa da Mulher, de conscientização para prevenção e rastreamento do câncer de mama, intensificando as ações de 23 a 30 de Outubro, com palestras, exame clinico das mamas e distribuição de materiais informativos dentre outros. Entre as ações está a ampliação do acesso ao exame de mamografia, que poderá ser solicitado, agora, por médicos da Saúde da Família e não apenas por especialistas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). 
No ultimo domingo,23 de outubro, na Praça Batista Campos a COMBEL, e IFMSA comitê de Medicina da UFPA e UEPA,distribuíram material educativo e  fizeram abordagem as pessoas que lá circulavam alertando para a necessidade de uma avaliação medica ou com profissional capacitado  e onde buscar atendimento.
Nesta segunda feira dia 24 de outubro, a farmácia Big Ben da Padre Eutiquio e Serzedelo , supermercado Yamada da av. Nazaré, também aderiram a campanha, afixando os cartazes e seus funcionários usaram o laço rosa no peito. 
Origem da Campanha Outubro  Rosa
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. O movimento Outubro Rosa cresce a cada ano, e as iniciativas de luta contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precocejá estão em andamento em diversas cidades pelo mundo.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%. A incidência é maior em mulheres acima de 35 anos e as estatísticas apontam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento
Conforme o Inca, em 2008, 11.860 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, sendo 11.735 mulheres e 125 homens. E a estimativa de 2011 era de 49.240 novos casos da doença no País
"A Campanha Outubro rosa Câncer de Mama Entre de peito nessa luta, não é só destinada as mulheres, mas também as pessoas que com elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.
Mulheres! É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico". Afirma Kendra Botelho, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Belém-COMBEL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário