A Prefeitura de Belém adere a campanha Mundial do Outubro Rosa e o Palácio Antonio Lemos, na praça D. Pedro II sede da prefeitura, recebe um laço rosa como simbolo da Luta contra o Câncer de mama. Movimento popular que busca sensibilizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama. A iniciativa integra as ações do outubro rosa, movimento mundial pela conscientização para a detecção precoce do câncer de mama.
A prefeitura de Belém através da COMBEL/GABINETE DO PREFEITO,SESMA,FUMBEL,FUMBE,SEMEC,SEJEL,SEMMA,SEMAD,EGP em parceria com IFMSA UFPA, vem realizando, diversas ações como palestras, blitz, distribuição de material educativo ,decoração em repartições públicas , empresas privada,com os laços e cartazes cor-de-rosa, símbolo da campanha.
Os servidores recebem nesta terça feira 25 de outubro, laços de tecido para serem anexadas no peito.A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também vem organizando diversas atividades nas UMS e Casa da Mulher, de conscientização para prevenção e rastreamento do câncer de mama, intensificando as ações de 23 a 30 de Outubro, com palestras, exame clinico das mamas e distribuição de materiais informativos dentre outros. Entre as ações está a ampliação do acesso ao exame de mamografia, que poderá ser solicitado, agora, por médicos da Saúde da Família e não apenas por especialistas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
No ultimo domingo,23 de outubro, na Praça Batista Campos a COMBEL, e IFMSA comitê de Medicina da UFPA e UEPA,distribuíram material educativo e fizeram abordagem as pessoas que lá circulavam alertando para a necessidade de uma avaliação medica ou com profissional capacitado e onde buscar atendimento.Nesta segunda feira dia 24 de outubro, a farmácia Big Ben da Padre Eutiquio e Serzedelo , supermercado Yamada da av. Nazaré, também aderiram a campanha, afixando os cartazes e seus funcionários usaram o laço rosa no peito.
Origem da Campanha Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. O movimento Outubro Rosa cresce a cada ano, e as iniciativas de luta contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precocejá estão em andamento em diversas cidades pelo mundo.De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média, após cinco anos, é de 61%. A incidência é maior em mulheres acima de 35 anos e as estatísticas apontam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento
Conforme o Inca, em 2008, 11.860 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, sendo 11.735 mulheres e 125 homens. E a estimativa de 2011 era de 49.240 novos casos da doença no País
"A Campanha Outubro rosa Câncer de Mama Entre de peito nessa luta, não é só destinada as mulheres, mas também as pessoas que com elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.
Mulheres! É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico". Afirma Kendra Botelho, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Belém-COMBEL.
Mulheres! É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico". Afirma Kendra Botelho, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Belém-COMBEL.

Nenhum comentário:
Postar um comentário