terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eleonora Menicucci: “Minha trajetória profissional me trouxe aqui”

Data: 07/02/2012
 “A minha militância, a minha trajetória profissional me trouxe aqui. Estou aqui em nome de tudo o que fiz. O meu currículo me credencia a estar neste lugar. Nem a presidenta Dilma Rousseff me convidaria se não fosse por isso. Porque não se faz governo com amigos”. Assim, Eleonora Menicucci justificou a sua nova condição como ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em entrevista coletiva, realizada nesta terça-feira, 7, no auditório da  SPM-PR, em Brasília.

Eleonora foi escolhida para substituir Iriny Lopes no cargo, que sai do Governo para disputar a Prefeitura de Vitória (ES). A posse será na próxima sexta-feira,10, às 11 horas, no Salão Oeste do Palácio do Planalto. 

MILITÂNCIA – Pró-reitora da Universidade Federal de São Paulo e militante de esquerda na década de 60, Eleonora  foi vice-presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais e da diretoria da UNE. Presa em julho de 1971, esteve com Dilma Rousseff no presídio Tiradentes, onde ficavam as prisioneiras políticas durante a ditadura militar, mas a conheceu antes disso, pois elas eram vizinhas, além de militantes.

“Na prisão e na tortura, o que a gente aprende de mais íntimo é a solidariedade. Eu abracei a luta feminista pós-cadeia, no final dos anos 70”, relembrou Eleonora, que fez pós-doutorado em Saúde e Trabalho das Mulheres na Facultá de Medicina della Universitá Degli Studi Di Milano, na Itália.  
Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é professora titular em saúde coletiva e atua principalmente com os temas direitos reprodutivos e sexuais, saúde integral da mulher, envelhecimento, violência de gênero, aborto, direitos humanos, autonomia, avaliação qualitativa e políticas públicas de saúde.

COLETIVA- As ministras Iriny Lopes e Eleonora Menicucci deram início nesta terça-feira ao processo de transição do cargo na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O tom de cumplicidade marcou a entrevista  coletiva na qual falaram de prioridades, orçamento, saúde da mulher, violência, histórias de vida e futuro político.

De sua parte, Iriny ressaltou sua satisfação em ter alguém com a capacidade intelectual, administrativa e uma longa história pelas causas feministas de Eleonora para assumir a pasta. Já a nova ministra se disse honrada com o convite feito pela presidenta Dilma Rousseff, parabenizou a deputada pela gestão na SPM e  revelou que pretende  dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e também ampliá-lo.
A nova ministra da SPM toma posse na próxima sexta-feira, enquanto Iriny Lopes pretende retormar seu mandato como deputada e, respeitando o prazo para a disputa eleitoral, se dedicar à campanha pela Prefeitura de Vitória, através de diálogos com partidos políticos e representantes da sociedade civil.  
 
Comunicação Social SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário