terça-feira, 13 de março de 2012

Brasília e Rio de Janeiro, 12/03/2012Secretário-Geral da Rio+20 se diz otimista com preparativos para a Conferência
Sha Zukang encerrou missão no país no último sábado; dirigente reuniu-se com autoridades brasileiras diretamente envolvidas na organização do evento e acertou detalhes logísticos
PNUD/Daniel de Castro
do PNUD
O Secretário-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Sha Zukang, encerrou no último sábado (10) missão no Brasil elogiando o trabalho que está sendo feito para a realização da Rio+20.
Durante quatro dias, o dirigente reuniu-se em Brasília e no Rio de Janeiro com autoridades brasileiras envolvidas no evento para finalizar, principalmente, os detalhes logísticos do encontro. O último compromisso da agenda, uma reunião entre representantes da ONU e do Comitê Nacional de Organização (CNO) da Rio+20, liderada pelo Ministro Laudemar Aguiar, ocorreu na capital fluminense.
Na oportunidade, Sha Zukang fez um balanço positivo da missão e de seus resultados. “Eu estou realmente tocado pela mobilização do Rio para a Conferência que será realizada no Brasil. O grau de entusiasmo e compromisso é extraordinário. A ONU chegou ao Brasil com uma série de questões em aberto; a maioria delas foi resolvida”, destacou Sha. Ele ainda informou que o Host Country Agreement (Acordo do País Anfitrião) deve ser finalizado em breve, e que o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, espera que o documento seja assinado em uma reunião intersessional que ocorrerá ainda em março em Nova York. Este acordo firmado entre o governo brasileiro e a ONU determina todos os aspectos de cooperação e logística para a realização da Conferência.
Na ocasião também foi anunciado que a bandeira da ONU será hasteada no Riocentro no dia 5 de junho em uma cerimônia oficial. A partir de então, até o final da Conferência, o Riocentro passará a ser considerado território da ONU.
Segundo Sha Zukang, o diálogo entre os representantes da ONU para a Conferência e os responsáveis pelo evento no Brasil tem sido excelente. “O esforço e a dedicação que estão sendo empregados pelo país para a realização da Rio+20 são impressionantes”, disse. Ele se disse confiante no sucesso da Conferência.
A Rio+20 promoverá discussões em sete áreas prioritárias: energia, alimentação e agricultura, emprego e sociedade inclusiva, cidades sustentáveis, água, oceanos e desastres naturais. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas no evento, que será realizado de 20 a 22 de junho, no Riocentro. A expectativa dos organizadores é de que mais de 120 chefes de Estado estejam presentes para este Encontro de Cúpula. Segundo a Ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, mais de 70 delegações já confirmaram presença. Eventos paralelos devem ocorrer a partir do dia 13 de junho em locais específicos, com foco na participação da sociedade civil.
Agenda em Brasília
Em sua chegada à capital brasileira, na quarta-feira (07/03), Sha Zukang reuniu-se em Brasília com o Diretor Técnico do SEBRAE, Carlos Alberto dos Santos. Na quinta-feira pela manhã, participou de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, seguida de audiência com o Presidente da Casa, José Sarney. À tarde, o dirigente reuniu-se com o Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, Subsecretário-Geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e sua equipe e, na sequência, participou de encontro na sede do PNUD com a Equipe de País, formada pelos representantes das agências e programas da ONU no Brasil.
A sexta-feira foi reservada para encontros com os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Sha Zukang finalizou o dia participando da abertura da 5ª Reunião da Comissão Nacional da Rio+20, realizada no MRE.
Durante entrevista coletiva na manhã de sexta-feira, no Ministério do Meio Ambiente, Sha foi enfático ao afirmar que as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelo planeta em termos de sustentabilidade são inestimáveis, e por isso a importância da Rio+20. Ele lembrou das palavras ditas pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que considera a Rio+20 “uma das mais importantes conferências na história das Nações Unidas”. De acordo com Sha Zukang, Ban elegeu cinco prioridades para seu segundo mandato à frente da ONU, e a Rio+20 é a primeira delas. “Vocês podem, então, imaginar quão importante esta conferência é, é a conferência sobre o futuro que nós queremos. É uma conferência que vai tratar da sobrevivência da humanidade”, ressaltou.
Sha Zukang também reforçou o conceito de desenvolvimento sustentável, explicando que “significa a integração de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental”, e enfatizou que o Brasil tem dado exemplos de desenvolvimento sustentável que podem ser seguidos por outros países.
Para ele, o maior desafio da Rio+20 é a implementação de ações para a promoção de uma economia verde no contexto da erradicação da pobreza. “O mundo está se tornando cada vez mais insustentável”, disse. O Secretário-Geral considera que os documentos elaborados em conferências anteriores são “maravilhosos”, mas que continuam só como documentos. “Nosso trabalho não é falar, mas agir. Não percamos mais tempo em conversas, em apenas produzir papéis. É claro que temos de produzir documentos, mas é preciso implementá-los”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário