quinta-feira, 8 de março de 2012

Servidoras municipais de Belém recebem homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

Izabelle de Mesquita Fotos: Adriano Magalhães


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, 8 de março, as servidoras municipais de Belém foram presenteadas com uma tarde festiva promovida pela Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) na última quarta-feira, 07, no Portal da Amazônia.
Durante o evento, as servidoras ouviram palestra sobre os Direitos das Mulheres, ministrada pela Doutoranda em Direito e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luana Tomaz. O tema abordou alguns itens da Lei Maria da Penha e abriu espaço para as mulheres tirarem suas dúvidas.
Para Tomaz a parceria entre a UFPA e a Prefeitura de Belém é muito importante para divulgar os direitos das mulheres. “Sabemos que ainda existe muita desinformação, o que causa muita confusão na hora delas recorrerem à ajuda. Por isso nosso trabalho é voltado para esclarecer e orientar as mulheres e até mesmo aos homens quanto às leis que predominam a favor dos diretos das mulheres” explica.
Luana Tomaz trabalha há 10 anos em defesa das conquistas femininas e afirma que “já houve muitos avanços após a criação de políticas públicas, principalmente no crescimento de serviços oferecidos para o público feminino”, ressalta.
Coordenado por uma mulher, o Combel, instituído pela PMB em 8 de março de 2010, tem como objetivo promover e implementar políticas públicas voltadas para todas as mulheres de Belém. “Atendendo a um pleito antigo dos movimentos sociais e realizando um desejo do Prefeito Duciomar Costa, a coordenadoria foi criada para pôr em prática a luta diária a favor dos diretos das mulheres”, diz a Coordenadora Kendra Botelho.
Em homenagem às mulheres que fazem parte do primeiro escalão da PMB a comenda “Mulher de Destaque” foi entregue para 20 nomes que fazem e fizeram a diferença no trabalho desenvolvimento pela Prefeitura de Belém durante esses quase oito anos. Uma das homenageadas foi a advogada Ellen Margareth, 1ª Mulher Comandante da Guarda Municipal e diretora da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel).
“Dedico essa condecoração às minhas meninas da GMB e da Ctbel, que me ajudam diariamente a realizar os trabalhos do cotidiano. Eu não estaria aqui recebendo essa homenagem se não fosse pela grande ajuda delas” diz Ellen com carinho ao receber sua placa de Honra ao Mérito.
Além das homenagens, houve sorteios de prêmios doados pelo secretariado masculino da PMB, como viagens da Vale Verde Turismo, Kits de Beleza produzido pela Farmácia Nativa, eletrodomésticos, dentre outros.
Lei Maria da Penha - É uma das maiores conquistas das mulheres brasileiras. Foi criada para protegê-las contra a violência doméstica e familiar. Este tipo de agressão fere os direitos das mulheres, humilha, maltrata e mata. Violência contra mulher é crime, denuncie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário