sábado, 17 de março de 2012

Mulheres ocupam metade do primeiro escalão na Prefeitura de Belém

Izabelle de Mesquita/Fotos:Adriano Magalhães

A Prefeitura de Belém tem hoje 250 mulheres que comandam com competência e determinação áreas estratégicas no poder público municipal, que representam 47% dos cargos do primeiro escalão. 

Em 2007, o prefeito Duciomar Costa foi destaque em uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), da Presidência da República, justamente por valorizar a força do trabalho feminino.

Em 2010, o Prefeito de Belém instituiu a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), a fim de promover políticas públicas para erradicar todo e qualquer tipo de discriminação e preconceito com as mulheres de Belém. De acordo com Kendra Botelho, titular da Combel, cada vez mais as mulheres conquistam o seu lugar em postos de destaque nas esferas sociais. “Sabemos que a luta é grande e diária, porém não vamos desistir enquanto houver desigualdade” afirma.

Para a secretária municipal de Economia, Ociane Vasconcelos, fazer parte desse grupo é uma grande satisfação, ela acredita que a inserção das mulheres no mercado de trabalho cresce a cada dia. “Hoje a inserção da mulher no mercado de trabalho acontece de maneira bem mais notória, e cresce exponencialmente o número em postos diretivos nas empresas. Mostrando que essa desigualdade hoje já não existe com tanta intensidade”, acredita.

Apesar desse avanço, Vasconcelos frisou ainda a existência do preconceito em determinadas situações. “Apesar das conquistas referentes à inserção da mulher no mercado de trabalho, o preconceito ainda é predominante. Principalmente na questão salarial, na qual o cargo e obrigações são as mesmas, mas os salários das mulheres são menores”, ressalta.

No secretariado municipal as mulheres que fazem parte do primeiro escalão são: Alynne de Nazaré Athayde, Secretária Municipal de Assuntos Jurídicos; Therezinha Moraes Gueiros, Secretária Municipal de Educação; Sylvia Christina de Oliveira Santos, Secretária Municipal de Saúde; Ociane Vasconcelos da Luz, Secretária Municipal de Economia ; Camilla Penna de Miranda Figueiredo, Secretária Municipal de Meio Ambiente.

À frente da Auditoria e Ouvidoria Geral do Município de Belém está Maria de Nazareth Oliveira Maciel, na Inspetoria Geral da Guarda Municipal de Belém (Gbel), Ellen Margareth da Rocha Souza; na Presidência da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Maria Silva Costa e na Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem) a Diretora Presidente é Pilar Nogueira.

No comando da coordenação dos programas municipais estão: Duty Monteiro, do Programa Ama Belém; Suely Cristina Yassué Sawaki Mouta Pinheiro, do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promabem) e Elaine Monteiro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Belém (Cerest).

O Departamento de Urgência e Emergência da Sesma é dirigido por Regina Maroja, no Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) está Patrícia Pina e no Departamento de Vigilância em Saúde, Carlene Castro. Na direção do Centro de Controle Zoonoses está Regina Peresino. E das 29 Unidades Municipais de Saúde, 22 são dirigidas por mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário